Descubra Como Funciona o Marketing Digital Orientado Por Dados – Live #35

2.67

é muito boa.

   Noite para você que já está aqui.

   Na live mais esperada da semana mais esperada até mesmo do que a live dos funkeiros eu tenho certeza lógico pelo menos eu tenho certeza que o público é de altíssima qualidade é deixa eu ver que já tá aí.

   No.

   Nosso querido 7 já deixem seus boas.

   Noites aí vini felipe bragatti moisés rodrigo boa.

   Noite para todos vocês sempre.

   No começo eu preciso lembrar se você ainda.

   Não conhece eu tenho curso data science que te ensinar uma habilidade muito importante para o mercado uma habilidade técnica e hoje inclusive eu vou te falar um pouco sobre o curso que eu vou lançar.

   Nas próximas semanas que eu tô fazendo mistério todo sobre ele porque senão concorrência vai lá e lança mas agora já tá basicamente pronto então já posso falar boa.

   Noite wesley aristóteles rogério o henrique karine viviane fabíola thiago eduardo vinícius e a.

   Nina.

   Nossa convidada de hoje que vai falar sobre marketing digital com a gente mari cresce cresce cresce cresce muito ainda tá saias muito mesmo vale muito a pena ouvir que ela tem para falar tiago jamais jamais terá um curso dr thiago que é isso que é isso tem.

   Nada para me ofender tô brincando é.

   Na verdade que acontece você sabia que eu foco muito.

   Na questão de mercado de trabalho.

   Né então o meu primeiro curso ela seja justamente pra ensinar habilidades técnicas mais importantes do mercado de trabalho que eu considero.

   Nery que os encostadores me falam que é como você fazer um projeto completo.

   Né da ideia o deploy mesmo que.

   Não seja aquele projeto super complexo academicamente ou tecnicamente só que é falta uma coisa falta uma coisa por quê e se você pensar você já sabe o emissor você sabe que eu.

   Não tenho graduação tudo mais e acabei conseguindo entrar.

   Na área.

   Né e aí eu comecei a pensar quer que eu fiz que outras habilidades.

   Não essa habilidade técnica habilidade técnica um monte de gente tem que que eu fiz para conseguir isso é repetível eu consigo ensinar isso e aí eu resolvi fazer esse curso vai ser um curso curto rápido e direto que vai te ensinar sobre requisitos de vaga que que você precisa saber realmente é sobre como preparar o seu currículo é como é que você tem que buscar as vagas como você usa redes sociais como você as promove o teu portfólio então vai ser uma coisa específica para te ensinar a conseguir o teu primeiro emprego.

   Na área da para te ensinar a entrar.

   Nessa carreira é de hidratação.

   Não vai ser um curso técnico se você sabe entender português você vai conseguir fazer essa super curtinho e eu acho que esse termo é muito importante é porque basicamente a fórmula que eu usei se funciona ou alguém gente.

   Não.

   Não tem.

   Nem a graduação imagine com a funcionar muito bem aí então spoiler do curso exatamente william e já vamos chega de falar de do curso tem ouvir ouvir o que.

   Não morreu volta e ouvir depois eu vou chamar tia.

   Nina oliveira ela é dona de uma agência de marketing digital é faz lançamento faz produto perpétua faz tudo o facebook entende de um monte de coisa.

   Neuromarketing é inbound marketing ela vai explicar o que que é são todos esses.

   Nomes complicados que eu acabei de aprender é ir enfim eu vou chamar ela para isso é bom com uma salva de palmas.

   Nina oliveira aqui.

   Nós temos e aí.

   Nina tá certo tudo certo mário tudo bem legal do vinho tá tudo certo e pessoal e conversar um pouquinho aqui para vocês entenderem a história umas coisas sobre como funciona esse trabalho de marketing digital contratações e depois lógico todo mundo pode fazer perguntas aí.

   No chat.

   Né é então é isso aí.

   Nina comece falando para gente aí eu dei uma descrição mais lógico você pode escrever melhor quem é você por que que a gente deve ser ouvir tá bom então eu eu vou que a gente já começou assim eu já te expliquei que eu passei para algumas graduações.

   Né é eu fiz economia mas antes de economia eu tenho eu tentei um tempo história e aí dentro da economia eu fui para marketing eu.

   Não queria sair da graduação sabe de ismar que sim alguns anos atrás eu quis a fazer física comecei a fazer física 52 anos de física e eu.

   Não estava muito satisfeito com a faculdade.

   Né eu tava pensando.

   Não curto em cimas a instituição e só que esse tempo trabalhando com árvore.

   Né tem a tem 10 anos desde então e.

   Nesse decorrer da sua história eu acabei também a lá.

   No passado a fazer graduação de big data e inteligência artificial aqui em goiânia e que te levou a fazer essa graduação em big data conta pra gente como é que você enfim ponte do marketing pro gata é assim.

   No.

   No marketing marketing digital que foi ali que me especializei ela dentro dele existem outras.

   Né outros e como que eu posso dizer subir as sub áreas e então.

   Nesse tempo eu sempre fui para a área de análise que foi análise de perfil era.

   Na.

   Né.

   Não era mais a parte de criação então isso fez com que eu analisasse.

   No cartório eu fazia as campanhas de performance e dirija e isso acabou me qualificando por eu ter bastante conhecimento.

   Nessa área e participou para funções de gestão então eu acabei alguns anos atrás 56 anos atrás com assumindo funções de gestão e dentro disso eu comecei a observar que o marketing digital era muito mais do que fazer post.

   Né então assim eu entendi uma crescente da da área das pessoas que venham burro social media um lingual market mas.

   Ninguém tava preocupado com os dados então e eu gosto eu gosto muito de citar aqui as pessoas têm mania de cair.

   No marketing digital mas.

   Não sabem a essência do marketing e essência do mar que tinha quase paciência então assim como que a pessoa especializa em presente.

   Neurologia cardiologia e.

   Não ter medicina entendeu entende quando eu falo assim ter a base é o conhecimento de atraso.

   Nem sempre uma faculdade tá de entender mesmo e o marketing pelo menos fora do brasil ele é muito voltado para dados ele é orientado para desenvolvimento do produto para gestão e tudo mais e aqui teve essa crescente do inbound social media e o pessoal começou a ficar só.

   Nisso que querem vão inbound é e assim de forma simples é o marketing de conteúdo mas ele vai trabalhar em cima da jornada do cliente.

   Né.

   Na persona ao invés da gente falar por exemplo só de público-alvo a gente fala de personas que estão assim é pessoas ideais um exemplo de pessoas ideal para consumir o meu produto e abatida a mente que você entende é em que etapa da jornada que que essa pessoa está fica mais fácil de você produzir conteúdo e disse comunicar e se relacionar com ela até que ela passe pelo fundo do funil e consumo seu produto ou serviço entende para você entender.

   Nós também se você tá coletando dados.

   Né que tinha que contém cada um tá.

   Né e que tipo de dados.

   Normalmente as coisas mais mais comum assim que você vê que assim praticamente qualquer empresa usa poderia usar sei lá e que faz muitas férias é um unicórnio que ele é uma mocinha qualificação do líder.

   Né olímpia o e-mail o líder eu acho que se você chegar.

   No empresa hoje em dia é o dado que todas elas querem.

   Né e pai eu falei líder seria por exemplo quando a gente cai.

   Numa página e falar frente aqui o seu e-mail para eu te avisar quando tem live só viram ali alguém que falou eu tenho interesse.

   Nessa área.

   Não desse.

   Negócio aí tá fazendo a gente então esse lídio é a gente ir lá tu quer comentar.

   Né mas e aí vem só o e-mail mas quem é a pessoa que está por trás do e-mail.

   Né então essas ferramentas utilizam próprio mas menor que utiliza para fazer a pontuação.

   Né é então dentro das ferramentas você consegue verificar por exemplo a esse esse livro aqui ele apaga e ele é um livro que tem mais a ver com perfil ele está apto ele tá.

   No processo ali e aqui a jornada dele já tá mais próxima então para mim seria mais qualificado eu vou comunicar com ele de uma forma mas mais direta qualificados seria sentida mais interessado.

   Nas coisas que eu tô foi apenas entende gente apontam por exemplo um líder qualificado ser alguém que viu três valores diferente alguém que tem escrever um e-mail e.

   Nunca abriu um e-mail ou.

   Não entendi é aí as ferramentas vão pontuando e aí você consegue ir comunicar melhor.

   Né as inclusive é só faz com que também você trabalha para uma base e gaste menos.

   No seu investimento.

   Né momento que você tem porque sim é dentro do marketing a gente fala.

   No custo de aquisição do cliente quanto que custa pelo cafés cliente.

   Né então conseguir esse cliente ah tá bom então eu consigo utilizar uma campanha e eu consigo tem um custo menor então é a importância de conhecer e diz assim isso você vai conhecer o hábito de consumo por trás os pixels.

   Né o as regras de competição você vai conseguir rastrear quais são os sites que essa pessoa a data que ela ela prel acaba aceitando o tipo de consumo que ela acaba tendo então assim tudo isso traz um leite quente vamos dizer assim que a gente gosta de falar para ver se me de creme de frio então é isso também.

   Não é só.

   Nem para se empresas de lucro.

   Neo tô pensando aqui agora uma empresa o projeto uma instituição de caridade.

   Né teve uma instituição que eu fiz uma vez uma doação e vira e mexe eu recebo.

   No correio.

   Né o além do mais as.

   Novas iniciativas então para você mandar pelo correio custa dinheiro lógico é você saber quais são as linhas ali as pessoas que já doaram e que podem tem mais chance de voltar do ar.

   Né o marcilene pode ajudar a mesma ainda hoje que eu passei com o cliente é alguns clientes quando entra o banco procurar gente já tem a base dele dele mas.

   Não fazem um trabalho qualificado porque assim aquilo que a gente vai entrar mais para frente mas as pessoas entendem a.

   Necessidade de conhecer os dados aqui tem e aí observem que está correspondendo de mês marketing que eu mês cliente e respondendo que.

   Não queria mais de jeito.

   Nenhum receber porque pesa até então tinha descadastrado essa pessoa do banco.

   Né se essa pessoa.

   Não conseguir seguir mas.

   Na empresa e ela ficou muito chateada com a e foi assim o pé de forma grosseira.

   Né então assim apolide joga o líder.

   Naquela planilha de excel em porta aquela planilha e.

   Não sabe de mais.

   Nada entendeu então é uma linha.

   Na planilha esquece tem um ser humano atrás da e assim aquela premissa de que a pessoa que tá chateada é ela propaga mais a sua marca do que quem tá gostando.

   Não é muito válida então então acaba acaba sendo assim e eu gosto de falar quando a gente fala aí deitado river e as pessoas muitas vezes.

   Nem sabe o que que é aqui da mata então quando eu fui abrir a minha agência a.

   Nossa preocupação era voltada para marketing orientado por dados e é mais menina dica driving essa dados.

   Não.

   Não é questão de tratar de dado ela trata se se trata.

   Né de tomar decisões melhores decisões como eu vou tomar melhores decisões por achismo e aí aonde que a maioria entra experiência seria um equilíbrio.

   Neto é experiência e os dados estão te dizendo e.

   Necessário.

   Necessário você tem um pai é.

   Necessário você ter você teu filho.

   Né se você virou um profissional da área.

   Não se acaba tendo alguns piercings mas o que que acontece quando se trata de fator humano as pessoas acabam colocando muito seus achismos as suas convicções as suas verdades e isso.

   Na maioria das vezes.

   Não reflete.

   Na verdade da empresa que me contratou então por exemplo se eu contratar um funcionário para gente e aí essa pessoa vai fazer uma anejamento e ela tem uma visão de vida uma visão política uma visão de mundo isso pode muito refletir.

   No que é para o cliente e o cliente também quando ele chega esse é o cenário mais comum é que quando ele chega ele acha que por exemplo o público dele é um quem consumir quem consome o produto dele é um e.

   Na verdade.

   Não é sabe quem você apresenta o dado a pessoa fica assim sério eu.

   Não sabia e então assim acaba tendo uma diferenciação então para a gente aquele uma estratégia eu tomo ela eu passo aqui estratégia sem base ainda tá então assim é mais dentro do dentro do livre existe uma maturidade que já chega assim o bairro boné eu vou eu tô eu tô sendo alimentar cuidados e geralmente a pessoa a gente entra.

   No ela inicia.

   No rodeio.

   Neguei chan explicar como é que vocês muita gente pergunta.

   Né tá eu quero usar data-size aqui atentando exemplo do marketing então vou ficar.

   No marketing eu quero mostrar que hidratação e se pode resolver o problema x aqui.

   Na empresa.

   Né como é que você vende isso mas você vende uma solução vem ele o acho que assim coisa e convence.

   Né a pessoa de primeiro momento é bem complicado vocês inferno porque sim por exemplo tem cliente teve clientes que a minha gerente comercial chegou e a pessoa perguntou assim mais quanto que fica tem essa parte de dado eu tipo assim resultado final do pop eu quero a paz sem dados cara e assim se você envia relatório se você.

   Não marcar para conversar com a p é só.

   Nem abri então apanhei você fala por que que a pessoa tá pagando.

   Né mas assim é então dentro do marketing orientado data dentro do peito a dori vem existe uma maturidade então é tapa inicial ele dessa maturidade alegação que a gente chama de data.

   Na igreja.

   Né que as pessoas existem alguns dados depois tenho data curva.

   Né tipo assim a pessoa que tem curiosidade a menina legal sabe você tá falando mas coloquei isso é com que isso vai atingir o meu.

   Negócio como que sobra essa aqui é uma pessoa mais aberta e aí tem aquelas que resolvem testar e aumenta e atrai contestar aquilo ali e ela mas.

   Não deve estar assim.

   Não deve estar por exemplo somos e-mail vamos ver como é que que tá essa automação fazer um balão ela vai vir e o quê e tendo e que eu vejo que existe muita dificuldade do marketing aqui.

   No brasil é porque a maioria o comercial tem meio que.

   Nem o restinho sabe assim é e assim o comercial acha que conhece do produto e conhece quem é que console só que o marketing quando apresenta esses dados muitas das vezes quebra aquela visão que ele tinha e ele fala momento.

   Não entendeu então isso daí acaba tendo essa dificuldade.

   Nem assim mas voltando.

   Nessa.

   Nessa maturidade é tenta meu pessoal que é aquele uso dados.

   Né o data sense para poder justificar entendi o por exemplo é a vamos pegar uma empresa de moda por exemplo porque que essa campanha eu vou.

   Nessa e vai ser interessante uso de estampa floral então assim e aí ela bolso por estilista vai apresentar isso.

   Né pro o tom tem mesa e aí ela já usa um dado tipo uma tendência ela buscou algumas análises são usados para mostrar o porquê fundamenta e eu tenho então que chega.

   Nessas pessoas que realmente o deitado e.

   Nem que está orientados por dados então eu seja ela.

   Não toma.

   Nenhuma decisão se.

   Não apresentar mas é isso vai muito da maturidade da é da pessoa que é o dono do diretor do departamento de marcha.

   No começo dessa jornada.

   Né de você teu estratégia personalidade mach lane é muito sobre isso a data sermões sobre personalização.

   Né e o que você descreve é basicamente a jornada do seu cliente.

   Né a primeira lhe.

   Nega depois a gente fica curioso tá e com cada um desses você acaba falando de um jeito diferente.

   Né e em alguns momentos mas xingar também pode ajudar a gente a a entender em que momento um cliente.

   Não é a gente conversar com ele.

   Né para para ele poder para a gente poder abordar.

   Né é assim você falou.

   Né é uma resistência que você encontra teve algum caso assim que você lembra que começou.

   No deita.

   Neguei chão mas depois o pessoal será ver o resultado e o danilo.

   Não tem.

   Natação é esse distribuidor mesmo de.

   Na verdade assim distribui cosméticos para lojas.

   Né drogarias em tudo mais então é o cliente vitinho essa pessoa.

   Na.

   Na primeira reunião e foi até engraçado sabe ela realmente queria tirar os dados a partir de análise a parte do planejamento é o que esse em tudo cortar rosto.

   Né e aí.

   Na semana passada essa pessoa chegou e falou assim.

   Nina a gente precisa ser mais direta dados e gente precisa entender melhor.

   Nosso consumidor a gente vai montar um e-comerce enfim sabe e o comercial outro mundo eu gosto muito é eu fui gerente de comércio e aqui a gente também ainda com a incômoda e o é como se ele tem uma característica completamente diferente da loja com físico.

   Né e por mais que a gente faça integração do homem gênero é onde que a comunicação é isso que a gente fica obtener é assim de forma clara é a publicação que eu tenho online eu consigo encontrar e ainda também entendeu a integração dos canais até então por exemplo alguém ver uma propaganda de um refrigerante eu vou jogar ou umas exemplos meio loucos.

   Na televisão e aí depois vê.

   No facebook e vai comprar.

   No mercado da ponto de vai chegar lá.

   Na boca comunicação por exemplo você amaro amaro tem um vamos se dar uns algum onde que você pode ir lá.

   Né e talvez para mim tá alguma coisa a ver com a morte de roupa.

   Não economize em que.

   Nós mim você consome por lá mas você pode retirar vamos pegar um exemplo de prático a renner riachuelo o que que eles estão fazendo é assim você pode comprar por exemplo site você é atendido pelos armas do tempo inteiro ali e você retirou.

   No ponto de venda então assim é e cria uma integração.

   Nesses canais porque a gente falava muito de marketing online e marketing offline separadas mas vamos ser sincero armário é.

   Ninguém tá o tempo todo online mas.

   Ninguém está desconectado totalmente exatamente aonde é.

   Necessária de integração e aí.

   No caso então assim.

   No caso do ecommerce ele acaba tendo formas e dores.

   Né o criador que por exemplo mais uma vez em loja de roupa o meu cliente.

   Não compraria uma roupa porque tem medo da forma da.

   Numeração daquela daquele conta se você gosta de experimentar.

   Na loja então sim o frete é o preço do frete os mais caro aí tem que pensam dores o que é diferente do cliente que vai lá.

   No ponto piso panela.

   No ponto-de-venda físico então essa integração e os dados essa análise ali acabou sendo primordial para você tomar suas decisões.

   Não eu acho que isso acaba de forma bem bem forte sabe para poder definir tratemos somente s probidade você já fazia uma parte.

   Né do data science que essa parte mais explorar olha.

   Né para tomar decisões então diz quando você descobriu esse mundo é o big data de uma shirlaine todos esses.

   Nomes bonitos é como assim que que quais foram os seus desafios vamos assim.

   Na sua trajetória agora mais com a.

   Nina cientista de dados bom vamos lá e por mais que eu tenho trabalhado até como diretora de agentes momento a parte ali da programação a parte de entender a máquina.

   Né o computador e tudo mais isso me fez tá aquele entender assim até que ponto que eu estava indo de forma superficial entendeu assim apresente uma pesquisa a você tá indo muito uma pesquisa comigo então assim a gente vai definir um questionário para entender aquela mostra é entender melhor quais são as as variáveis.

   Necessárias é como que eu vou tratar aquele dado conhecimento dos estatísticos que eu vou usar para conseguir alcançar isso então assim até então a.

   Nina lá.

   Na lista antes das em seguida a água ela fica muito a ferramenta de marketing oferecia é meio que assim que usava a ferramenta para.

   Não sabia direito porque que elas estão ali sei lá exatamente então assim é isso me deu aquela diferença porque sim eu tenho um cliente que além de youtuber e tudo mais ele trabalha com diplany.

   Né.

   Não sou eu.

   Não então.

   Né mari eu tô tentando você.

   Não quer me pagar e isso é.

   Né tu só dá uma cena lá.

   Não quer apagar.

   Não quer me comprar tá tá complicado mas o sul é uma outra acho que ele está trabalha com intensificado ir a gente sempre conversava isso em outras aplicações aplicações sociais principalmente eu já tenho por paixão e.

   Ninguém e muito petróleo e tudo mais então assim.

   Nessa eu falei ah eu quero programar aí fala assim programa em python e detalhe ele programa em java aulas começavam.

   Não erre eu acho que eu.

   Nasci do andré aí mesmo mas tem tinha uma ferramenta me ajudou muito tá falar mas eu acho que eu gostei do perfil.

   Né mas enfim é o brinco mas tem antes de começar isso então acho começa a faculdade e eu comecei a fazer um curso de python e aí eu vi uma graduação aqui que iniciou há pouco tempo.

   Nessa curso de ciências de dados big data e eu já estava feita com a física e transferir e cai ali que legal e assim uma das coisas que eu sempre falo aqui.

   Né que eu quero ver mais mulheres.

   Na área.

   Não te eu sou muito contra assim é trazer você aqui a só porque a mulher.

   Não é trouxe aqui porque eu sei que você é uma profissional muito competente do marketing entendeu então.

   Não é você é aqui de qualquer jeito.

   Né.

   Nisso mas eu sei que também a gente tem as vezes.

   Não é muito.

   Né.

   Não é muito aberta para as mulheres daí tem algumas meninas com as mulheres que acompanha gente aqui brigava então parece um pouco mais pra gente assim é como é que você você tá vendo isso como é que é o ah tá tá conseguindo enxergar melhor.

   Né como é que funciona essa parte então antes mesmo de fazer mais uma vez um curso.

   Na área de ct&i eu já participava de uma ong chamada mulheres.

   Na tecnologia e todo ano a gente tinha um encontro e assim a gente tem que discutir.

   Nha e a gente vê a dificuldade mulheres de duas duas empresas por exemplo de desenvolvimento eu podia contar.

   No mamão quantas mulheres tinham a desenvolvedora.

   Nem falam menos ainda que a mulher tava.

   Na área comercial ou então tava.

   Na área de regar mas quase.

   Nunca.

   Na área de desenvolvimento tanto que quando em uma quando eu fui entrar e como gerente eu fui a única gerente tinha seis gerentes eu era a única mulher e.

   Não tinha outras mulheres a.

   Não ser.

   No rh e era assim uma empresa com quase 40 programadores e.

   Nada a gente e aí eu fui montar o meu departamento eu fiz questão dele sem inteiro feminino.

   Não só pela.

   Não só pela qualificação entendeu mas às vezes eu como mãe presente às vezes as empresas acabam colocando um pouco de dificuldade sabe tipo ah mas você é mãe com quem fica seu filho se você falar que tem uma babá a pessoa te acha que.

   Nem assim se você falar que tem algo sabe assim acaba tendo as objeções ela é real essas objeções são reais.

   Não é uma questão de menininho então assim é isso eu oi pai então de todas as dificuldades que as mulheres passam é piadinha ou então assim para você tem ideia teve uma uma empresa que eu passei e eu passei por uma seleção 56 pessoas.

   Né e eu consigo era uma vaga só e e aí assim.

   No final das contas depois que já tava trabalhando o pessoal falou assim aí a gente a gente quis muito você porque a gente dia que você tava jogando.

   No celular durante eu tenho que tá maninha e tal e era descolada e tudo mais então assim.

   Nossa geralmente as mulheres gordinhas sabe tipo meio sexistas e tal então assim isso acontece ainda a gente ainda é uma minoria dentro da computação sim bom e quando eu criei um instagram eu já tinha.

   No instagram pessoal eu criei o instagram voltar era para você como se fosse um diário de bordo.

   Né para quem só te interrompendo um pouquinho ela tá fazendo um trabalho muito legal seja para homem e para mulher para todo mundo ela coloca um conteúdo muito legal lá.

   No instagram arroba lei de data sites.

   Né e por favor continue isso então assim a minha intenção era justamente mostra um pouco do dessa rotina aprendendo ali dentro da ati e eu comecei a observar isso que que as mulheres elas estavam tentando se fortalecer tanto todas as comunidades programação das suas linguagens por exemplo a tyler até tenha também dr tudo mais e vocês viram que ela deu uma maneira estavam se fortalecendo até agora em março a gente tava.

   No evento para o zodiac voltado para as mulheres que cortam.

   Né e ela programadores mais e a gente viu essa dificuldade tá assim você vê elas conversão de tal e e todas relatam então quando eu criei esse instagram foi justamente para também assim eu acho que quando a gente aprende ensinando a gente aprende até mais.

   Né com certeza a gente falou mais eu que a live é isso então assim a gente acaba reforçando aprendizado então eu queria de alguma maneira tentar exemplificar o que eu pegaria.

   Num livro e estaria quebrando a cabeça e algumas pessoas acabam desistindo.

   Né porque acho que.

   Não são para ela a meu mundo.

   Não é esse e aí surge aquele bolo do big data surgiu um dos cursos diferentes da água e mas e aí e vamos falar um pouco da realidade às vezes você você sabe mário e você que.

   Não é da área senão.

   Não tinha.

   Nessa formação até então você.

   Não precisa de muitas coisas assim muitos esquilos então pronto começa onde que vai e aí eu comecei a observar que eu.

   Não tava conversando só com mulheres.

   Não tava conversando com homens também frisos bem legal e então mas assim infelizmente a gente a menoria e eu acho que enquanto tiver mulheres para poder fortalecer a comunidade e homens que fortaleçam e apoia comunidade sabe é importante isso.

   Não eu acho que elevada quando tudo válido assim beijinho da piadinha que você ia fazer.

   No comentário talvez você conheça que ia fazer.

   Não vejo a hora de contratar porque a aquele estigma.

   Né a mulher.

   Não sabe computação mulher.

   Não.

   Não manja.

   Né tal então assim.

   Não tem muito disso então a gente acha que é importante mas a iniciativas como a sua ajuda uma mudar isso.

   Né então tá sem medo antes de partir para as perguntas aqui.

   Nos comentários tem bastante pergunta interessante aqui é ferramentas que você usa onde assim.

   No data de marcas que alguém esteja assistindo a gente aqui é possa acessar possa começar a usar também a o pronto assim o google há muitas ferramentas estão pagas.

   Né então às vezes você tem essa dificuldade de acabou te dando por exemplo mente.

   Não é sim theseo e power ao mesmo tempo eles são gratuitas mas também tem uma dor estão ali paga.

   Né e tal ainda estejam também mais o google inicialmente ele te dá ferramentas muito podas e de forma gratuita então assim eu falo quem quer começar a quem quer aprender que utilizem as ferramentas que eles estão ótimas tem o poder de análise google analytics é o google de estúdio que é fantástico é uma ferramenta de viagem interessante cima e e assim muito plugin para eles assim tal então te dar um apoio bem legal é o próprio google tem de onde que vai atrás de tendências e tudo mais é mas assim esperando para ficar com utilizando essa resistência para escolhem é é sim theseo é manson analytics o de estúdio e os próprios ensaios.

   No facebook facebook.

   Né do instagram e tal depende muito de onde que eu quero entender.

   Né assim e aí e os próprios data certa que você pesquisa para poder às vezes reforçar sua pesquisa.

   Né então você vai atrás de dar para o sesi importante de tudo mais mas é que eu mais utilizo eu uso analytics tal é os bem o básico.

   Né analytics até estude e tudo mais.

   Não é muito legal muito legal mesmo ver as perguntas aqui o josé ângelo colocou aqui de mim.

   Né para o senhor gerar uma pontuação para lhe dizer em um por exemplo tendo apenas dados de cadastro tem que dados da receita federal por exemplo já trabalhou com algum caso assim.

   Não tenho federal é mas assim é quando esses dados daí quando eu fazer um unicórnio eu já geralmente eu tenho mais do que um pouco mais dados de cadastro.

   Né eu já tô entendendo a tua.

   Nada dele então acaba ela acaba entendendo um pouco mais mas assim eu acho complicado tá eu acho que tem como te tomo tem mas ah entendi o que que tá.

   No seu cadastro.

   Né a receita federal da vamos pegar aí.

   No ceasa.

   Neo o serasa e sim já já tem por base do consumo.

   Né do da pessoa então mas eu acho que ponto mais informação estiver eu acho que é mais fácil e mais o certo entendi entendi legal o eric.

   Nina tem muitas demandas de análise de sentimentos seus análise de sentimentos.

   No seu trabalho ou ainda é uma coisa bem avançada.

   No dia a dia das empresas pelo menos assim aqui é em goiás onde que eu fico isso ainda é quase.

   Não é utilizado já cresceu com essa é e é isso pessoal.

   Não tenho.

   Nenhuma às vezes quando a gente vai buscar informações é quando eu falo só chá ou quer dizer sim justamente qualquer pessoa gosta.

   Né que a gente acaba tem.

   Nesses dados através das redes sociais cookies assim que aquela anda consumindo.

   Né ai mas ainda.

   Não.

   Não.

   Não é uma demanda pelo menos.

   No mercado aqui de goiás.

   Não entendi.

   Não é é o básico ainda.

   Né ela acaba.

   Não fazendo é fora do país eu acho que tem mais de mantém algumas aqui.

   No brasil assim então de mercado mesmo ainda tá bem começa.

   Não sabe paulo quais atitudes devemos ter para mostrar o cliente valor dos dados podem agregar um.

   Negócio dele eu falo que quando você vai captar.

   Né e se você tiver munido de informação sobre esse cliente você já chega dando assim ele já começa a escutar entendeu então assim faz é uma análise de dados que você mesmo que seja superficial e.

   Nessa conversa você começa a apresentar ou então se.

   Não só da empresa mas.

   No produto ou se você vai apresentar uma solução para recipiente por que que você acha que essa solução pode melhorar e tudo mais então assim como os dados você apresentando isso é meio quase impossível dele.

   Não te ouvir.

   Né então então eu tenho uma frase que eu gosto muito de de usá-la que é o que.

   Não pode ser medido.

   Não pode ser melhorar sim então assim eu sempre falo o cliente ele vai o empresário ele vai entender algumas linguagens a linguagem.

   Ninguém afinal inteiro então ou você mostra como os dados vão fazer ele ir lucrar mais ou como ele vai fazer e perder menos entendeu então assim cara até com dificuldade começa a falar do financeiro sabe vai vai onde que dói mais que o bolso do empresário então assim apresenta esses dados apresenta o porquê que eles vão utilizar a verba dele eu vai fazer ele traz vai fazer ele gastar mesmo basicamente é a loja é a lógica é de quando a gente vai.

   No mercado e tem lá uma amostra grátis de um produto.

   Né você faz uma amostra do que uma análise de dados pode trazer de lucro reduzir custos da empresa isso.

   Não é só.

   No marketing é isso aí qualquer área do manchester datações e já me perguntaram isso até lá.

   No instagram.

   Né ah como eu chego eu tenho a solução para o cliente mas eu quero fazer com que o cara vai.

   Não vai embolso sabe é a forma mais bonita porque sim dificilmente se você só falar por exemplo ai vai fortalecer sua marca vai fortalecer seu produto.

   Napster mega você come o chocolate lá.

   No mercado pode oferecer olhar falar.

   Nossa tá escrito que chocolate é muito bom então então é.

   Nessa parte eu acho importante palavras questão.

   Não entendi então tá aí anote fale o povo como é que eu sou ganhar dinheiro ou reduzir custos com isso é viviane então é se fosse pensar.

   No projeto.

   Número um para área de março em qual seria o mais rápido interessante termos de retorno para empresa o projeto trabalho que que ela tá querendo assim vender mais ou ela quer aprender benji eu fico assim.

   Né porque cada tem algum assim que vamos assim a maioria das empresas é acaba fazendo primeiro e vive.

   Nas você pode colocar o a expandir mais.

   Não é que a gente tiver também mas assim tem algum equipamento sem clientes 60 fizeram esse primeiro e é eu acho assim e o o projeto.

   Número um é um projeto voltado para estratégia.

   Né assim e dentro disso eu gosto de performance é um projeto que que entrava um retorno muito mais rápida.

   Né vamos dizer assim é por exemplo armas isso é sempre isso por exemplo vamos supor viviane que você tenha uma empresa que venda calçado e aí você queira investir em minha como ele só você queira vender pelas redes sociais enfim é além de você entender do os dados igual de consumo é você precisa fazer um investimento para as pessoas chover em tá então assim como as o marca vai alcançar gente é uma coisa você mais sabe melhor do que.

   Ninguém mas por exemplo quando as pessoas têm a mania a menina social ela é uma ela é gratuita e.

   Não é o algoritmo por exemplo o alcance orgânico é.

   Nulo praticamente.

   No facebook.

   Né público é alcance que se você.

   Não fizer anúncio para você posta uma foto quantas pessoas vão ver.

   Né.

   Normalmente é menos da metade seus seguidores da sorte.

   Não entendo.

   Nem mesmo isso é que vale é muito muita questão de como que você tem de alcance de interações a isso vai aumentando organicamente guilherme que decide.

   Né por trás da coisa é está por trás então assim eu acho que projeto.

   Número um depende do seu objetivo mesmo que.

   Não mas é de market então assim pode ser que você queira t-branch que a reforço de marca de posicionamento de marca ou você queira para trazer retorno financeiro e aí eu o direto.

   Nilson então vai fazer um planejamento estratégico bem definido em cima daquele dados da pesquisa mas assim.

   Não dá para você começar a marketing.

   Não contar para você começar a estratégia sem ter a pesquisa tem teus dados para limpo você tá fazendo baseado em achei tão legal é e eu eu.

   Não tô vendo aqui as mensagens mas eu acho que ela expandiu ali o comentário a gente depois ela é o gabriel quantos litros tem quantas variáveis tem que ter pro modelo produtivo conseguir performar aí vai depender de um monte de coisa elétrico cê usa o mach lane para quais fins pode dar outro exemplo de baixo.

   Na lei.

   No marketing então além de segmentação dele diz aí.

   Né e outros exemplos mídia programática mídia a gente acabou de falar aqui de facebook.

   Ned instagram aquele machine learning chatbot sistema de recomendação bom então tudo isso utiliza mais enorme entendi é tem um monte tem aliás um livro muito igual chamada algorithmic marketing ela é de graça se você procurar.

   No google.

   Né e é a bíblia do marketing e programação ali.

   Né é assim.

   Não aumente a programar quase tudo de marketing de imaginar data é bem legal.

   Né olha só rafael a menina acabou de me ajudar conhecer minha esposa compartilhar é importante isso para ela é muito legal muito legal o jefferson seguindo faz tempo quando eu do top demais é legal escrever o conteúdo.

   Né é deixa eu ver aqui é a juliana mulheres.

   Na área essa já é minha live predileta muito legal deixa eu ver outra conta aqui é tiago.

   Nina somente capacidade do google analytics.

   Não pentia dá para traçar algum tipo de perfil de potenciais lhe disse alguma estratégia a partir disso dá dá sim o thiago pode parecer besteira mas se eu for pegar todos os dados de pessoas que fazem campanhas e.

   Não tem a pele de uma alho instalado corretamente você.

   Não acredita então assim é então assim dá dá sim dá sim eu sempre falo para você puder utilizar com outras ferramentas tipo gente map.

   Né o mapa de calor ou alguma outra assim que te ajude a traçar uma ponta analytics já dá para você ter uma empresa muito interessante utiliza o analytics junto com o leite estúdio se você tem estúdio existem muitas muito bolinhos eu acho que seria o termo plug-ins assim que se você for buscar ele te puxa dados que atentam só pelo analítico que você.

   Não saberia interpretar tchau tchau é muito legal mesmo então assim isso a outra vida sabe assim então seria interessante outra vida muito bom é olha só essa pergunta mais específica.

   Né do.

   Nicolas.

   Nina você já fez o modelo compreensão de drive toy story conversões offline marina que seja quando a pessoa conhece primeiro produto online depois só quer conversão onde assim precisa ser a pessoa vai ter que comprar.

   Na loja.

   Né e olha é o utilizando o modelo de predição.

   Não tá você.

   Nem sincera mas é.

   No início do marketing lá quando o marketing digital começou a ser falado a gente trabalhava de pegar o telefone ligar para loja falar com a vendedora muitas pessoas você tem que comprar o produto de você é que falou que foi.

   No instagram do facebook e aí a gente tem que criar ações para pessoa chegar.

   No ponto de venda falando que viu aquilo pela rede social ou pelo site é uma forma legítima de coletas de dados quantas vezes hoje você tem o facebook tem uma opção lá.

   Né que você pode ele meio que ver se a pessoa visitou a loja.

   Né e com poderes que.

   Não funcionam eu.

   Não sei dissesse já usou.

   Né mas assim mas antes tinha que ser assim.

   Né assim como começar.

   Nessas histórias de marketing mais a publicidade mais científicas e ver os livros da década de 30 que é o cara começou a colocar por exemplo código.

   Número de telefone diferente dependendo da revista onde está o anúncio ele saber qual que tá funcionando melhor.

   Né então é uma das ferramentas mais isso é é da esse também.

   Né coleta de dados coordenadas isso então assim mas você acaba.

   Nem.

   Nesse quesito você acaba tendo fator humano por exemplo por mais que você é linha a linhaça com o ponto de venda com as vendedoras para ela solicitar em isso chegava.

   Na hora e ela.

   Não perguntavam então dá um erro muito grande ali entendeu o percentual genro que pode ser muito.

   Não é tão confiável vamos assim então ou você criava uma ação baseada de alguma forma que a pessoa chegasse um bom desconto se você é mas.

   No facebook isso assim 89 anos atrás 1 me pare tipo.

   Nessa mas é para gente fazer as ações assim o facebook ele tinha um tipo de anúncio que você dava te muito bom e geravale o código zinho você chegar lá.

   No.

   No ponto de venda e oferecia.

   Né levado isso ou então era uma forma que a gente tinha para coletar esses dados então olha só hoje já tem um código deitado lá.

   No site tudo mais mas até o facebook preciso for esses meios mais.

   Né brutos onde assim de coleta de dados aí e por isso que é importante também é fácil da dançar esse horário você entender como é que cidades foram gerados que é para você só vai chegar lá.

   No dia tal dez pessoas foram.

   Na loja dizendo que viram.

   Na rede social mas.

   Na verdade pode ter ido 15 e vendedores queceu de perguntar.

   Né então por isso que envia tarde eu vi também que ela achou engraçado que às vezes também o o hábito do consumo da pessoa de presente segue.

   Nossa rede social ela é diferente de quem acessa e compra.

   Nos seus pais e de quem vai.

   No seu ponto-de-venda existem ainda esse papo eu acho que entra até.

   Nessa pergunta do vinícius.

   Né variáveis que se correlacionam pode ter diferente com as ações de empresa para empresa então quer dizer um comportamento prever muito bem a compra de uma determinada empresa de moda mas se.

   Não vai prever também a compra de um urso hidratações é completamente é sim quadrilha amanhecer por exemplo tem algumas coisas que acho que são mais comuns é uma vez eu vejo tá do modelo rfm que é with frequency e monetária.

   Nem ps quanto mais é quanto mais respeito à interação da pessoa mais frequente a interação com e mais mais dinheiro ela gastou marca mais propensa é costuma consumir da marca.

   Né e sonhos mais e assim bem entre as variáveis que a gente pode usar essas três seriam digamos assim mais estáveis entre várias áreas diferentes isso mas sempre então é porque assim e é muito personalizado.

   Né.

   Né mari sim e às vezes olha como é que estão as coisas às vezes até mesmo por exemplo o curso do mar cor de outro cientista de dados por exemplo as variáveis que poderia correlacionar e que converte para o mário pode.

   Não ser para aquele outro entendeu então assim às vezes até um produto parecido e elas terem diferentes relação um exemplo acho que todo mundo vai conseguir entender bem para você acessar o data hackers deve ser uma um sinal muito relevante de que o você pode ser um aluno do meu curso mas tem uma instituição específica que a gente fala.

   No da hackers que se envolveu.

   Numa as confusões certamente a correlação entre você acessar ataques e comprar um curso dessa outra empresa deve ser.

   Negativa encontro para para o meu curso é positiva.

   Né tá seria a mesma variável mas por ele erros acaba sendo diferente.

   Né o que é isso sim painho oi se fala ss eu sei que você vai vai ter cenário gostar de falar menina tem alguma pé ser terminar de falar que eu vou tá beleza roberto.

   Nina tem algum projeto desenvolvido.

   Na área da saúde com marketing digital orientados por dados.

   Não.

   Não tá eu vou você me disser eu tenho clientes que são clínicas e que são médicos e agentes da área da saúde e em algumas perdendo alguns hospitais um desses hospitais já tem a questão de tecnologia é muito avançada são orientar bordados é mas tem outros que.

   Não estão em pé então assim projetos envolvidos para mim.

   Não mas que eu estou já.

   Na fase de desenvolvimento para apresentar um projeto sem ele e principalmente para o uso da inteligência artificial ane tem tem alguma coisa pode contar sim uma iniciativa específico é segredo que eu sei que quando ele dá correr porque assim.

   Né a gente tudo que linda um pouco cliente a gente fica tão que.

   Não tá mais assim é realmente e como utilizar essa questão de da própria inteligência artificial para conseguir diagnósticos.

   Né assim e então orientar de diagnósticos oriental.

   Na terra a fé.

   Não confirmar.

   Nem disse confirmar que essa vai ser.

   No seu projeto mas assim mas é porque eu já vier para reduzir o tempo de espera.

   Na recepção que é um.

   Negócio que já dos cursos do hospital poderia ser é considerado eu acho que.

   Não tem marcos com a gente pensa em promoção.

   Né mas é um tipo de projeto mas é um tipo é tem gosto falei para diagnóstico trocas e comunicação entre médicos entre unidades entendeu você utiliza você pode ser orientado por questões de dados assim é mais uma vez essa questão de atendimento vamos é um termo que a gente utiliza.

   No comercial tá mas assim o pós-venda sabe é como que esse esse o relacionamento como que se paciente tá é como que ele pode se relacionar como que ele tá interagindo ali eu viro o.

   Nessa você fala se isso é foi o ano passado tive uma gripe aí eu fui.

   No hospital fiquei 5 horas esperando para conseguir ser atendido.

   Né hospital privado ainda então.

   Né é aí fm teses fizeram uma venda lhe.

   Neto da consulta da cura tudo mais e aí como é que eles fazem para mim fazer retornar lá.

   Né quando eu tiver outra gripe seria isso seria isso eu cheguei até um desses clientes e mais uma vez minha.

   Na unha como eles estavam fazendo isso eles tinham um banner muito grande porque eles drop drop e eles falavam assim deixe aqui sua sugestão reclamação a.

   Nossa sabe as pessoas um pouco tempo de espera atendimento aquela coisa então ele você tá coletamos a água entendeu assim de forma offline vamos dizer assim mas você tá coletando dados então é pensar.

   Nessa maneira de como que você pode se relacionar com seu cliente que.

   No caso é paciente de uma forma sutil também porque o conselho federal de medicina proíbe muita coisa tá então assim é o marketing digital para médicos para a saúde ele tem muitas restrições então o esse projeto ele tem que tá assistindo é bem.

   Não é tão simples como você.

   Não tá é.

   Não é a mesma coisa montam que algo para um cliente e outro segmento entendi é agora jantando uma hora de live.

   Né então o assim para umas perguntas as últimas duas perguntas é ele é possível realizar uma estação das.

   No instagram por isso que tem uma base de dados é possível.

   Né assim da pf.

   Não.

   Não sei se já tem do que você que está aí do instagram eu.

   Não sei se já tem.

   Né mas da.

   Nossa por exemplo se você vai criar um se você vai criar um anúncio para instagram depende do tipo da utilização da campanha que você vai.

   Né então dá mar se presente plus o cadastro formulários se for pessoa para fazer uma campanha de formulário de cotação de lide então você consegue mas entrando linha mesmo.

   No a orgânica.

   Não posso scrap.

   Né é legal e a viviane expandiu aqui é gostaria de saber quais as funções mais comuns mais implementados.

   Na área de marte retenção de clientes com sangue tipo de aplicação verificação que que significa ação é por exemplo a pessoa que tá lá.

   No seu site está com ciumes seu produto se ela compartilha ela ganha 1 ponto se ela consome indica um amigo ela ganha o outro e assim acaba sem pontos ela ganha tanto xixi desconto e envio de e-mail marketing automação de marketing digital do market então você cria por exemplo materiais ricos e isso que o marido gosta de fazer tá filho direto mas por exemplo ele te oferece o conteúdo relevante que aquilo vai fazer diferença para você para te ajudar oi e para se relacionar de forma.

   Né porque assim eu vejo que hoje as pessoas.

   Não querem ver só empresa elas querem se sentir pessoas por trás as empresas talvez seja por isso que a magazine luiza é tão forte.

   Netflix é tão forte então você parece que tá ficando com uma pessoa.

   Né e.

   Na verdade.

   Não é tão assim mas então você consegue criar assim para retenção de cliente você consegue para indicações mais uma vez outono tá aqui.

   No custo de aquisição do cliente cliente que vem por indicação ele tem muito mais barato quase.

   No do que um cliente que você tem que pegar.

   Na unha vamos dizer assim é disparo de e-mails parece automação então então 50 muitos.

   Né ainda mais eu.

   Nunca que você utiliza hoje em bauru market que a automatização e eu tenho que ficar só as pontuação entendeu claro.

   Neve para quem tiver mais dúvidas.

   Né segue lá.

   No instagram a lei de data site tenho certeza que você mandar uma mensagem para ela aí ela te responde.

   Não.

   Não abusem.

   Né consultoria também.

   Não é caro mas a senha é que contribui aí muito e o marcelo falou que já tem a pedir cidadão igor também o marcelo o marcelo disse que tá tem então eu tava mexendo.

   No facebook essa semana.

   Né muito muito legal é.

   Nina muito obrigado mesmo por participar aqui com a gente da live é certeza que muita gente é gostou aprendeu muito aprendi para cara eu aprendi muito se você gostou deixe o seu like é se.

   Não gostou deixa o like também.

   Não importa é e o que acontece e teve alguma coisa que eu esqueci de perguntar alguma coisa que você quer falar o espaço aí é seu para a gente poder encerrar é e eu acho assim só para dar aquela finalizada de que as pessoas que têm são como que elas qual seria.

   Né a jornada de um leitor do livro como que eu começo quais são as etapas é que assim às vezes me sul pode ser até uma dúvida tudo começa pelo briefing então é importante que você faça um brinquinho muito muito detalhado oi o briefing a colete tem um documento onde que existe o direcionamento para aquilo que você quer.

   Né por exemplo eu vou criar uma logo com você só um exemplo eu vou querer saber que tipo de corpo você usa o que que você música com a sua louca comunicação então seria o grif entendeu universo que você tem seguido o seu cliente tem seu livro isso é importante quais são os termos para essa pesquisa e para esse projeto que você vai utilizar as ferramentas que você vai utilizar você definir porque assim igual eu falei das ferramentas aqui mas.

   Nem sempre eu vou usar todas elas para determinar os projetos tá é a coleta e análise de dados e às vezes os dados ouvir completos bombinhas as verdes cozinha mas é a limpeza desses dados.

   Né coletar amostra em cima desse universo eu acho importante você.

   Não só pensar.

   No lugar quantidade de amostras mais uma vez por achismo usar estatística para isso os cruzamentos de carro rosto.

   Né para começar lançamento de dados ele interessante você cruzar com os dados que você já encontra igual a gente falou aqui alguns datas teske já algumas pesquisas.

   Né assim que tem a ver o pouco então faz isso cruzamentos e aí onde que você.

   Nem pelos ainês juntos com highlights e paz todo aquele relatório e apresenta conta história.

   Né da ofendida então era o reduzir custos se você quiser vender é desse jeito você acaba tendo que falar com o mário obrigada de verdade é qualquer coisa desculpa atenção eu.

   Não realmente.

   Não gosto de ficar.

   Na frente do.

   Norte pessoal tudo muito tocando parabéns aqui e você vai entrar lá até o instagram vai estar até travado e tanto seguidor.

   Novo é então mais uma vez muito obrigado de verdade senhor lady data sites e até a próxima quarta-feira com uma.

   Nova life

Deixe um comentário