Veja quais as características do financiamento de uma moto sem entrada

Financiar é, basicamente, comprar um veículo ou imóvel parceladamente. Os bancos e instituições financeiras ao interessado em financiar a oportunidade de comprar uma moto à vista e pagá-la em parcelas suaves de acordo com a renda mensal.

Quais são as características do financiamento?

Para entender o financiamento é preciso saber quais são suas características. A base para esse entendimento é, portanto, o conceito de valor de entrada, juros e parcelas.

O valor de entrada é uma porcentagem do valor total da moto. Alguns bancos exigem que o cliente repasse, ao menos, 20% desse valor. Mas é possível encontrar bancos que exigem apenas 10% ou até aqueles que não exigem o valor de entrada.

Como o próprio significado do termo já diz, as parcelas são a quantidade de vezes em que a dívida é dividida. Geralmente, os bancos permitem que o valor da moto seja dividido em até 60 vezes. Mas é possível encontrar prazos maiores e até um tempo a mais para pagar a primeira parcela.

Os juros correspondem a uma taxa cobrada pelos bancos pela utilização do serviço e é aplicada nas parcelas. Isso faz com que o valor das parcelas aumente. Esse aumento contribui para a modificação do valor final da moto.

É possível financiar sem dar um valor de entrada?

Sim, é possível. O financiamento sem entrada é mais simples e rápido do que se imagina. Muitos bancos oferecem esse serviço.

Esse tipo de financiamento funciona da mesma forma que o tradicional. A única diferença é que não é necessário dar o valor de entrada. Essa característica é considerada uma vantagem já que algumas instituições permitem que a primeira parcela seja paga em 60 dias.

Só que a desvantagem deste financiamento está nas parcelas e nos juros. Como não terá um abatimento com a entrada, o valor total deve ser dividido de modo que a renda do usuário não seja comprometida.

Para isso, o cliente se vê na tarefa de dividir o valor da moto em mais vezes. O problema é que quanto maior o número de parcelas, mais juros serão adicionados. Há quem diga ter pago o equivalente a duas motos do mesmo modelo.