Confira os procedimentos para financiamento de automóvel sem entrada

Vale a pena financiar carros sem entrada? Quer financiar um carro, mas não tem dinheiro? Veja quanto vale a pena financiar 100% do valor do veículo.

Quais os procedimentos para financiar o automóvel sem entrada?

Quem hoje não deseja comprar o veículo? Isso porque facilita a vida em família e garante maior autoconfiança no transporte.

Para quem não tem dinheiro para comprar à vista, o financiamento é a melhor opção. Com esse recurso, você pode pagar o veículo em parcelas mensais sem ter que gastar muito dinheiro.

Para compras de emergência, geralmente você precisa inserir pelo menos 20% do valor do veículo. Essa é uma exigência da maioria dos bancos que financiam carros, essa é uma garantia, só os 80% restantes são parcelados e com acréscimo de juros.

Como mencionado, o financiamento é ideal para quem deseja comprar o automóvel o mais rápido possível. Caso não seja o seu caso, o recomendado é aguardar um pouco mais até conseguir um valor acima ou igual a 50% para dar como entrada e facilitar o pagamento.

Como a melhor forma de aprendizado é pesquisando, nada melhor do que conhecer as 3 principais formas de financiamento de automóvel sem entrada.

CDC – Crédito Direto ao Consumidor

Esta é a categoria mais comum na compra de um carro financiado. Funciona assim: a instituição financeira libera todo o preço do ativo na forma de compra à vista, e o consumidor paga o valor ao banco parcelado e acrescenta juros – como um empréstimo.

Assim que o valor do automóvel está disponível para efetuar a compra na concessionária, o veículo estará em seu nome, porém de total responsabilidade do banco. Caso deseje vender o carro ou trocar, não será permitindo até que conclua o pagamento total.

Se decidir vender o seu carro ou transferir o financiamento a outra pessoa, deve cumprir todas as condições estabelecidas pela financeira e aguardar a autorização.

Método de aluguel

O método de locação do automóvel, conhecido como Leasing, é permitido comprar o veículo sem entrada. Visto que, o carro conterá o nome da instituição até o pagamento integral seja concluído.

Portanto, para quem gosta de trocar de carro todo ano, o leasing não é viável. Além disso, se você não conseguir pagar o parcelamento e ficar inadimplente, o banco irá recuperar os ativos e você perderá todo o dinheiro que pagou por ele.

É por isso que as taxas de aluguel são mais atraentes. O fato de não haver cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também reduz o valor do carro.

Consórcio

Outra forma bastante requisitada é comprar o carro sem entrada por meio do consórcio.

Em um consórcio, um grupo de pessoas se reúne, e cada pessoa paga um fundo de investimento em parcelas mensais. O valor do fundo financiará a compra de automóveis por todos os integrantes do grupo. O grupo só será finalizado quando todos os envolvidos sejam contemplados.