Como financiar um veículo de forma simples e descomplicada

As pessoas usam carros e motocicletas para vários tipos de atividades. Quer se trate de trabalho, viagem, lazer ou passeio, é importante economizar dinheiro em passagens de transporte público, ônibus ou aviões. Portanto, várias pessoas compram carros. Esse veículo se torna, ainda, muito útil para viagens longas.

A compra é feita à vista, através do consórcio, cartão de crédito ou do financiamento. Para quem deseja adquirir um veículo, o financiamento é uma das formas mais comuns, pois é simples e tem pouca burocracia.

Você sabe como isso funciona? Neste artigo apresentaremos as principais características desse tipo de operação financeira.

Como funciona o financiamento de carros?

Muitas pessoas que desejam comprar um carro não podem pagar em dinheiro. Esse é o principal objetivo do financiamento. Trata-se de um acordo firmado entre o cliente e o banco ou instituição financeira, em que o cliente seleciona o veículo e o banco paga em dinheiro ao concessionário.

 Por sua vez, o cliente paga o veículo ao banco em prestações. O valor pode ser dividido pelo número de parcelas selecionadas pelo cliente. Mas o banco estabelece um limite para o parcelamento.

Para diminuir o valor das parcelas o cliente pode fornecer um valor de entrada. Esse valor corresponde a, no mínimo, 20% do valor total do veículo. Mas é possível encontrar no mercado bancos que exigem apenas 10% desse valor.

Existem, ainda, alguns bancos que financiam 100% do veículo, ou seja, não é necessário dar um valor como entrada.

Vou poder escolher qualquer modelo?

Sim. No entanto, cada banco ou instituição financeira tem uma política de uso diferente. Por exemplo, em alguns casos, apenas uma determinada marca de veículo pode ser financiada. Mas a escolha do modelo depende do cliente.

Muitos bancos oferecem esse serviço a Caixa Econômica Federal, por exemplo, que oferece aos clientes a possibilidade de financiar 80% de seus veículos com juros de 1,49% ao mês.

Vou poder financiar sem entrada?

Sim. Muitos bancos e credores têm essa opção. Porém, é necessário avaliar a taxa de juros que é adicionada ao serviço, pois costuma ser muito alta.

A taxa de juros é adicionada em cada parcela do financiamento. Dessa forma, o valor inicial do carro sempre é elevado. O cuidado por trás deste fato reside em simular o valor do financiamento antes de fechar contrato com o banco, pois você pode acabar pagando por dois carros.

Nesse caso, você pode avaliar as condições da empresa que presta o serviço e pesquisar o valor com base no seu salário mensal.