Harley Davidson relata perda e planeja reduzir futuros modelos

As vendas de motocicletas de varejo da Harley Davidson têm diminuído constantemente desde 2015, mas a empresa permaneceu lucrativa durante este tempo. Em seu relatório financeiro trimestral mais recente, a Harley registrou uma perda de 92 milhões de dólares, forneceu mais detalhes sobre sua reestruturação e deu dicas de que o modelo de streetfighter do Bronx poderia ser adiado ou até mesmo cancelado.

Além dos números das receitas principais, grande parte da teleconferência trimestral com o novo CEO Jochen Zeitz foi dedicada aos planos para o futuro. Três meses atrás, antes de ser promovido de CEO interino a permanente para substituir Matt Levatich, Zeitz revelou os esboços de um plano chamado The Rewire que mudaria a estrutura e a estratégia da Harley-Davidson.

Vamos dar uma olhada no que sabemos sobre o presente e o futuro da Harley-Davidson, com base no último relatório.

Vendas baixas, ganhos negativos

A perda líquida de 92 milhões de dólares no segundo trimestre de 2020 resultou das vendas no varejo das novas Harleys que foram 27% menores no mercado dos EUA e no mundo no trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso resultou em uma perda de 0,60 de dólares por ação quando os analistas financeiros esperavam um lucro de alguns centavos por ação.

A empresa foi prejudicada pelo fato de a maioria de seus revendedores ter sido fechada. A produção também foi interrompida; portanto, quando os revendedores reabriram, o estoque estava bem abaixo do normal. A fábrica da Harley na Tailândia foi fechada durante o mês de abril e a fábrica de York, Pensilvânia, foi fechada por dois terços do trimestre.

No final do trimestre, 93% dos revendedores da Harley Davidson estavam abertos para vendas no varejo. Como nem todos os revendedores têm todas as novas motos, as vendas de motocicletas usadas foram fortes nas concessionárias, com preços de motocicletas usadas em revendedores acima de 6% e preços de leilão acima de 10%, informaram executivos da Harley Davidson.

A receita caiu apenas 1%, mas a receita operacional caiu 94%, já que o HDFS reservou reservas muito maiores para cobrir possíveis perdas com empréstimos. A Harley-Davidson informou que as perdas com empréstimos caíram levemente no trimestre, em parte porque ofereceu extensões de pagamento aos clientes afetados pela crise, mas as reservas aumentaram dramaticamente devido aos riscos futuros.

Nas últimas semanas, a empresa anunciou a eliminação de 700 posições, incluindo demissões de 500 funcionários atuais, incluindo o CFO John Olin. A busca por um novo CFO está em andamento, disse Zeitz. Embora o efeito prático possa ser mínimo, talvez seja simbólico do declínio da empresa que suas ações tenham sido retiradas do índice S&P 500 em junho.