Crédito consignado: veja como fazer o seu

O crédito consignado é um tipo de crédito pessoal onde as parcelas são descontadas no contra cheque do cliente. O público-alvo desse serviço são aposentados e pensionistas do INSS. Mas pode ser acessado, também, por servidores públicos e funcionários de empresas privadas que possuem convênio com a empresa de serviços bancários que oferece o serviço.

Por ser consignado, modalidade em que a empresa possui segurança em relação ao pagamento, o serviço pode ser acessado por pessoas com nome negativado.

Qual documento devo apresentar?

O processo de contratação do serviço é muito simples e não possui burocracia. Dessa forma, você pode ir até uma agência da empresa escolhida com RG, CPF, comprovante de residência e contracheque. Você pode, ainda, solicitar através do site da empresa em questão. Pela internet, as empresas costumam solicitar uma via digitalizada dos documentos originais, juntamente com uma foto do solicitante.

Não é preciso ser correntista da instituição financeira para solicitar o crédito consignado. Com exceção dos funcionários de empresas privadas com convênio com a instituição em questão.

Existe limite do crédito?

Sim, inclusive é determinado por lei. O solicitante pode tomar emprestado apenas valores cujo o valor da parcela corresponda a, no máximo, 35% do salário mínimo. Ou seja, se você possui um salário mensal de R$ 2 mil o valor máximo de cada parcela deve corresponder a R$ 700.

Eu posso fazer dois créditos consignados ao mesmo tempo?

Sim. Mas a soma das duas parcelas deve ser igual a 35% do salário ou benefício.

Quais são as taxas desse serviço?

A segurança no pagamento das parcelas fazem, ainda, com que as taxas sejam reduzidas. Por isso, essa modalidade de crédito pessoal é considerada uma das que possuem as menores taxas do mercado. A taxa pode variar de acordo com a instituição, mas ela costuma ser entre 1,5% a 3,5% por mês.

Veja também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *