O lago Tahoe é, sem dúvida, um dos mais belos do mundo

Situado nas montanhas da serra Nevada, as límpidas águas azuis translúcidas desse lago alpino são rodeadas por cumes cobertos de neve. O resultado é uma obra-prima da natureza. A transparência desse lago é incrível – é possível enxergar até 23m de profundidade.


Grande parte da água do lago surge do derretimento da neve e da água da chuva que entra por 63 torrentes. Devido à altitude em que se encontra – 1.896m -, nenhum rio carregado de sedimentos perturba sua aparência cristalina. A água escorre dos charcos e campos das margens que atuam como sistemas de filtragem, preservando assim sua pureza.

O lago Tahoe é também bastante profundo – alcança 500m. Se secasse, levaria 700 anos para ser novamente preenchido. O nome Tahoe deriva de uma palavra dos nativos que significa “água grande”. O lago foi criado entre 5 e 10 milhões de anos atrás, quando duas falhas paralelas em ambos os lados do vale onde agora se situa se deslocaram e se elevaram, fazendo com que a base do vale descesse milhares de metros.

Um rio fluía na direção norte através desse vale, até que uma enorme corrente de lava de uma erupção vulcânica bloqueou sua saída. Sem ter para onde ir, a água foi enchendo o vale durante milhares de anos. Antigas marcas de água nas rochas bem acima da bacia do lago revelam que seu nível foi outrora 244m mais elevado do que é hoje. Um pequeno rio chamado Truckee River acabou abrindo caminho por entre os restos vulcânicos e permanece como a única saída do lago.


As águas calmas do lago Tahoe e a mistura circundante de coníferas e de outras árvores de madeira de lei criaram um paraíso recreativo para milhares de visitantes de Nevada e da Califórnia. As serras estão repletas de trilhas para caminhadas ou para andar de bicicleta.

Há barcos disponíveis para pescar ou passear pelo lago. Suas margens são consideradas um ponto de atração no verão e, no inverno, as montanhas circundantes estão entre os melhores lugares para prática de esqui na América.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *