Veja como e quando vale a pena financiar um veículo

Já andou de transporte público? Nossa! Essa pergunta pode ser sem noção! Por passar por grandes transtornos por esse meio de locação, o desejo de obter o veículo próprio é automático. Mas nem todos tem o privilégio de pagar à vista o valor do veículo. Por isso tem o financiamento que facilita o processo da compra do automóvel.

O financiamento tem suas vantagens e desvantagens, por exemplo, algumas financiadoras exigem 10% de entrada do valor do veículo por garantia. Temos os exemplos também dos juros. Quanto mais parcelas, maiores serão as taxas.

Para facilitar na sua decisão, elaboramos um conteúdo repleto de informações para eliminar as dúvidas e guiá-lo no caminho correto para financiar o veículo sem complicações.

Quando devo comprar um veículo pro financiamento?

O financiamento de veículos é excelente para quem deseja obter o automóvel rapidamente. Mas devemos simplificar e analisar se há realmente a necessidade de fazer o financiamento, desde que, esteja dentro de suas possibilidades.

Como analisar o financiamento de veículos?

  • Escolha o método de financiamento;
  • Executar simulação online;
  • Escolha uma instituição financeira;
  • Negocie os interesses.

A seguir, verifique passo a passo todos os detalhes de como financiar o carro.

1. Escolha o método de financiamento

Um dos primeiros procedimentos é conhecer o financiamento e saber mais sobres os créditos disponíveis.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

É a forma tradicional de financiamento, em que os consumidores compram por meio de empréstimos bancários. O veículo está registrado em nome do comprador, mas não pode ser negociado até que todas as parcelas sejam quitadas.

Os valores pendentes podem ser negociados com bancos ou instituições financeiras, de forma que a concessionária não precise fazer a mediação.

Leasing

No leasing, o cliente aluga o carro em um prazo pré-determinado no vencimento do contrato, com direito de compra. O consumidor é proprietário do carro, mas o registrou como propriedade de um banco ou instituição financeira durante o período de parcelamento.

Após o término do parcelamento, você tem três opções: comprar o carro pelo preço acordado, renovar o aluguel ou devolver o carro.

Consórcio

Para quem precisa comprar um carro, mas não tem recursos para arrecadar, o consórcio é uma opção. Nesse modelo, você faz parte de uma equipe com outros sonhadores de obter o veículo próprio que também pagam as parcelas mensais e estabelecem um fundo coletivo para compra do carro.

Os membros da equipe sortearam uma vez por mês, e os vencedores receberão um cartão de crédito para a compra do veículo selecionado. Ou seja: não há prazo específico para retirada do carro. Se você tiver sorte, pode ser rápido, mas também pode demorar muito.

Está certo! Dependendo do seu cadastro e situação financeira, todo o procedimento de compra da moto pode ser concluído no mesmo dia, o que é muito oposto no financiamento.

Taxas de juros

Você deve ter percebido que as empresas financeiras estão muito atentas ao risco de não receber o valor liberado, o que afetará as taxas de juros. Os fatos comprovam que os juros dos automóveis vendidos são menores. Outra probabilidade de reduzir o risco.

Consequentemente, sua missão for realizar o empréstimo com taxas menores, o ponto fundamental é dar um valor de entrada. Quanto maior o percentual, menores são os juros cobrados. Outra forma de reduzir custos é diminuir os prazos de pagamento.

Pagamento antecipado

Para quem opta por financiar motocicletas, outra característica interessante é a possibilidade de pagamento antecipado. Isso cria um desconto muito interessante, principalmente quando o pré-pagamento está longe do vencimento.

Portanto, se você pagar em 36x e após 6 meses decidi pagar a última parcela com antecedência, os juros dessa parcela serão reduzidos em 30 meses. Isso pode fazer um bom uso dos 13 salários ou outros recursos que você recebe.