Confira como funciona a compra de motos de leilões

Devido às suas características convenientes, a compra de veículos em leilões tornou-se mais comum no cotidiano.

Existem várias maneiras de realizar seu sonho de carro ou moto por meio de um leilão de carros.

Funcionamento de leilões de moto

Os consumidores podem escolher leilões das seguradoras. É um veículo vendido a pessoas que se candidataram a um seguro e receberam uma indemnização. Neste modo, geralmente verifica-se que ambas as motocicletas estão em um estado mais desfavorável, como grandes defeitos e peças faltando, como poucas peças que precisam ser reparadas. Portanto, é importante avaliar os detalhes da moto que você está comprando.

Por outro lado, quando alguém compra um carro e não consegue mais pagar a parcela os bancos e instituições acabam pegando a moto e colocando a disposição nos leilões para conseguir o valor do financiamento não pago pelo usuário.

Prós e contras dos leilões de motocicletas

Uma das principais vantagens de comprar um veículo em leilão é o seu preço final. Por se tratar de um método de compra restrito a diferentes tipos de carros, o comprador tem espaço para negociar o valor final da transação em diferentes estados de proteção.

No entanto, você também pode encontrar algumas opções de compra que não são muito vantajosas, o que pode causar problemas para o driver no futuro.

Para garantir que o leilão de motocicletas se beneficie disso, certifique-se de verificar cuidadosamente a origem, quilometragem, condição e documentação do veículo.

Como é o funcionamento dos leilões?

Em vista disso, as pessoas eventualmente se perguntam: as motos compradas no leilão podem circular tranquilamente?

As motocicletas adquiridas em leilão podem ser divididas em duas formas, que responderão se o veículo pode circular normalmente em ruas e rodovias. São eles: decapados ou sucateados.

A resposta a essa pergunta é sim! Ele pode operar normalmente sem causar maiores problemas ao seu proprietário. As motos compradas nos leilões podem andar tranquilamente, desde que atenda aos requisitos de segurança, manutenção e documentação.

Com base na origem do veículo adquirido, é importante saber se é necessário recadastrar o veículo no Detran, órgão responsável pela regulamentação de motocicletas, automóveis e caminhões. Ainda é importante que o proprietário seja responsável pelo pagamento do IPVA do ano em questão, que é um imposto cobrado sobre os veículos automotores.

Regularizando a motocicleta

Para regular as motocicletas adquiridas em leilão e poder usá-las livremente, é importante seguir alguns passos do DMV. São eles:

  • Reivindicações (se houver);
  • A fatura original (emitida pelo leiloeiro) de compra de bicicletas para leilão;
  • Anúncio do leilão original (emitido pelo leiloeiro);
  • Originais e cópias de documentos pessoais, como RG, CPF e certificado de residência;
  • Certificado de matrícula do veículo (CRV);
  • Certificado de segurança veicular (CSV);
  • Relatório de inspeção obtido de empresa de inspeção autorizada (ECV);
  • O recebimento da taxa de emissão de CRV (Registro de Veículos) recebida pelo banco.