As motos até 300 cilindradas mais vendidas do momento

Quando um motociclista possui uma moto básica de até 150 cc, seu desejo por um veículo mais confortável e de alto desempenho finalmente atinge seu pico. Para atender às necessidades dos entusiastas de motos, os fabricantes investiram em novos modelos para expandir o leque de opções.

Em 2010, por exemplo, o mercado possuía apenas seis opções. Hoje o mercado já possui muitos modelos e tem a promessa de chegar mais opções. Além dessa novidade que incentiva o consumidor a ir às concessionárias, tudo isso está relacionado ao amadurecimento do motociclista e ao progresso social.

Para resolver a disputa entre montadoras, a China Traxx inseriu nas ruas dois modelos com preço mais em conta. O diretor comercial da marca, Fernando Zhang, falou que “o objetivo é manter a Traxx, um cliente que já conhece nossos produtos, mas deseja ter uma motocicleta maior.”

Além de adicionar um motor chinês, a montadora Yamaha também modernizou a XTZ 250 Tenere, que possui comporta dois combustíveis e tem uma aparência mais ousada.

A Kawasaki adicionará às ruas a Z300. Por fim, a austríaca KTM está construindo na fábrica da Dafra em Manaus (Amazonas) sua linha de montagem. A montadora confirmou a chegada da Duke 200, que é uma pequena máquina que tornará o departamento mais competitivo.

Quantidade de vendas

A venda é o principal fator que determina a faixa de capacidade do cilindro. Das 20 motocicletas mais vendidas em maio deste ano, cinco pertencem a esta categoria: Honda XRE 300 (sétimo lugar) e CB 300R (oitavo lugar); e Yamaha Fazer 250 (13º lugar), Lander 250 ( Nº 18) e Ténéré 250 (Nº 19). A scooter Dafra Citycom 300i é outro produto que não está listado (top 20), mas é bem conhecido. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram vendidas 1.271 unidades.

Confira a seguir as características dos principais modelos entre 250 e 300cc: o preço sugerido dessas características é entre R$ 8.990 (Traxx Fly 250) e R$ 21.990,00 (Kawasaki Ninja 300), e o total de vendas.

Conforme demonstrado pelo número de placas emitidas pela Associação dos Concessionários Fenabrave, a Honda CG 160 começará a se tornar líder em vendas de motocicletas em 2020.

Entre os 10 modelos mais vendidos, a Honda tem 7 motocicletas e as 3 restantes são da Yamaha. Destaques da única scooter PCX 150 na tabela de classificação e a Yamaha Fazer 250 mais aclamada da marca.