O que fazer para financiar uma moto de forma segura?

Comprar uma moto não deixou de ser o desejo de muitos brasileiros. Mesmo com a crise, a venda de motos cresce a cada dia mais.

Muitas pessoas não têm condições financeiras que permitam a compra de uma moto à vista. Por conta disso, elas recorrem aos vários meios de compras parceladas que existem no mercado. As mais populares são o financiamento e o consórcio.

Aqui neste artigo falamos um pouco sobre o financiamento de motos, mostrando as principais características dessa transação e a forma mais segura de financiar uma moto. Continue conosco!

O que é o financiamento?

O financiamento é uma forma de crédito. Nele, o cliente entra em contato direto com o banco para que este aceite emprestar o valor do veículo para que este seja comprado à vista. O cliente, por sua vez, devolve o valor emprestado de forma parcelada. Os termos do financiamento são acordados entre as partes antes da assinatura do contrato.

O que fazer para financiar uma moto de forma segura?

Como em qualquer outra transação financeira, o interessado em financiar uma moto deve planejar todos os passos. Nesse sentido, o mais indicado é que, antes de procurar o banco, o cliente estabeleça a marca e o modelo da moto. Logo após, o cliente deve fazer uma pesquisa de mercado para saber o preço da moto em questão e decidir em qual loja de veículos a moto será comprada.

Tendo isso estabelecido, o cliente pode procurar o banco para fechar acordo. É importante ler atentamente o contrato e termos estabelecidos pelo banco para que não haja surpresas no futuro.

Quais são as principais características do financiamento?

Outro ponto importante e que deve ser conferido previamente são as características desta transação. Você deve, basicamente, saber o que é:

Taxa de entrada: Corresponde a uma porcentagem do valor total da moto. Geralmente a porcentagem estabelecida pelos bancos é de 20%. Mas é possível encontrar bancos que exigem apenas 10% desse valor e, ainda, os que financia sem entrada. Além disso, você pode dar qualquer valor a partir da porcentagem mínima

Parcelamento: O valor restante (80%) é parcelado em quantas vezes o cliente desejar. Nesse ponto cabe avaliar a renda mensal para que as parcelas caibam no orçamento de forma que não afete nas contas mensais fixas.

Juros: Todos os bancos incluem nas parcelas uma taxa de juros. Essa taxa varia de acordo com o banco e, por conta disso, não há como afirmar com convicção a porcentagem acrescentada.

Como saber quanto será cada parcela do financiamento?

A forma mais simples de saber o valor das parcelas é através da simulação do financiamento. Nela você adiciona o valor do veículo, a quantidade de parcelas e o valor que dará como entrada. A partir disso o resultado será dado com os juros correspondentes. Você pode fazer a simulação no site do banco, na agência ou em sites especializados, desde que saiba a taxa de juros cobrada pelo banco.