5 coisas para não fazer durante a compra do seu carro

Muitas pessoas vão oferecer dicas sobre o que fazer na concessionária quando chegar a hora de comprar um carro. E dicas sobre condução de testes, negociação e financiamento são valiosas. Mas o caminho para a compra de um carro é tão cheio de pedregulhos que, se você não prestar atenção, poderá pisar no pé ou até quebrar uma perna, metaforicamente falando.

A compra de carros pode ser um processo tão complicado que saber o que não fazer na concessionária pode ser ainda mais importante do que saber o que fazer. Se você fizer uma ou mais dessas seis coisas contra as quais desaconselhamos, isso dificulta bastante as coisas. Veja o que você não deve fazer quando visitar uma concessionária: 

1. Não entre na concessionária sem um plano 

Você pode passear em um restaurante sem saber o que deseja comer e fazer uma boa refeição. Você pode passear por uma grande loja apenas para passar algum tempo e sair com um forno de micro-ondas decente ou uma camisa de botão. Mas se você entrar em uma concessionária de carros sem um plano, há uma boa chance de sair com um buraco do tamanho de uma cratera na sua conta bancária.

Não só isso, sua manhã de sábado gasta poderia assombrá-lo nos próximos anos. Uma compra de carro não deve ser uma compra por impulso. Saiba, não adivinhe, saiba quanto vale o seu carro atual, o que o carro que você planeja comprar está vendendo, quanto dinheiro você pode depositar e quanto dinheiro você pode gastar em um pagamento mensal. Se você souber tudo isso, estará à frente da maioria dos compradores de carros. 

2. Não deixe o vendedor direcioná-lo para um veículo que você não deseja

Normalmente, uma concessionária está sempre tentando vender os veículos que possui em estoque. E isso nem sempre é do melhor interesse do cliente. Se o vendedor realmente conhece o inventário, está tentando combinar o cliente com algo que possa ser vendido. Se você não for específico e firme sobre o que deseja, a concessionária tentará colocá-lo em um veículo que ele está tentando mover, mesmo que não seja o melhor para você. 

3. Não discuta sua troca muito cedo

Quase sempre é possível, com tempo e esforço vender um carro velho em particular por mais do que o revendedor oferece no comércio. Muitos compradores, no entanto, acham a conveniência de dirigir seu carro velho e seu novo carro atraente. Se esse for o seu objetivo, pesquise antecipadamente o valor de sua troca, mas recuse ofertas ou pressões para discuti-lo até depois de você ter estabelecido o preço do carro novo. 

4. Não deixe a concessionária executar uma verificação de crédito

Uma verificação de crédito completa, pode afetar negativamente o seu rating de crédito. Não faz sentido aprovar uma verificação de crédito e arriscar um ding em seu crédito se você estiver longe da compra 

5. Não se envolva em negociações de pagamento mensal

Lembre-se de que você está na concessionária para comprar um veículo, não para cunhar o pagamento do veículo no seu orçamento mensal. Se você iniciou um plano que inclui o preço máximo que pagará pelo veículo com base em seus próprios limites de acessibilidade, os pagamentos mensais devem ser um subproduto da negociação.

De acordo com especialistas, os problemas surgem quando o cliente fica encurvado porque quer mais veículo do que pode pagar de maneira razoável e justa. Para fazer o negócio funcionar, uma solução típica é estender drasticamente a duração do cronograma de pagamento. Talvez o cliente possa pagar R$ 500,00 por mês, mas aos 60 meses esse pagamento não funcionará. Assim, o revendedor aumenta para 72 ou 84 meses. Essa é uma péssima ideia para o cliente.