Confira algumas dicas para utilizar o cartão de crédito

Se você possui um saldo mensal, pagará juros. As taxas de juros de compra e adiantamento em dinheiro podem chegar a 22% da TAEG, para que você possa pagar centenas ou milhares a mais do que pagou inicialmente se não conseguir efetuar os pagamentos todos os meses.

Danos no crédito

Os pagamentos em falta no cartão de crédito e as dívidas em andamento são registrados no seu arquivo de crédito e podem afetar suas chances de obter um empréstimo no futuro.

Fraude de cartão de crédito

Há uma variedade de esquemas de fraude direcionados a cartões de crédito. Embora você possa ser compensado por transações ilegais em sua conta, lidar com fraudes com cartão de crédito ainda pode ser uma experiência estressante e demorada.

Taxas e taxas de adiantamento em dinheiro

As instituições financeiras tornam muito caro o uso do seu cartão de crédito para sacar ou fazer outras transações “equivalentes a dinheiro”, como comprar moeda estrangeira ou jogar. O uso de um cartão de crédito para uma retirada em dinheiro atrai uma taxa de adiantamento em dinheiro no valor de cerca de 3% do valor total da transação. Também costuma atrair uma taxa de juros de 19 a 22% imediatamente.

Taxas anuais

Embora muitas vezes você possa obter cartões de débito sem taxas anuais, a maioria dos cartões de crédito os possui. Geralmente, quanto mais vantagens você deseja, maior o custo da taxa anual. Se você quiser evitar essa cobrança, considere um cartão de crédito sem taxa anual, mas verifique todos os outros recursos para ajudar a encontrar um cartão que funcione para você.

Sobretaxas de cartão de crédito

As empresas geralmente aplicam uma sobretaxa quando você paga com cartão de crédito. Para os produtos Mastercard e Visa, essa taxa geralmente é de 0,5% a 2% do custo total da transação, enquanto em outras empresas de cartão de crédito, ela pode estar mais próxima de 3%. Seja qual for o caso, esse é um custo extra para a conveniência de pagar com cartão.

Outras taxas podem aumentar rapidamente

Dependendo do seu cartão, você poderá ser cobrado quando perder um pagamento, se ultrapassar seu limite de crédito, taxas para transações no exterior, taxas de transferência de saldo e até algumas taxas de programas de recompensas. Se você possui um saldo ou não tem acesso a dias sem juros, há também uma boa chance de juros serem aplicados a essas cobranças.

Gastando demais

Algumas pessoas podem facilmente se deixar levar pelo cartão de crédito, criando uma dívida que está além de seus meios para pagar.

Fraude

A fraude no cartão de crédito é um dos tipos mais comuns de golpe. Os golpistas podem usar dispositivos de skimming, técnicas de phishing e outros truques para roubar as informações do seu cartão de crédito.