3 estratégias para o pagamento das dívidas no cartão de crédito

Pesquise no Google por “como pagar a dívida do cartão de crédito“, sem ceticismo, retornará uma série de resultados prometendo um “grande segredo” para pagar seus cartões de crédito e outras dívidas. Não apenas os paga, mas os paga rapidamente.

Não há mágica oculta envolvida quando se trata de reduzir ou eliminar sua dívida. É muito parecido com malhar, leva tempo e perseverança, mas os resultados definitivamente valem a pena. Felizmente, existem muitas estratégias testadas e comprovadas que você pode usar para trabalhar em direção a um futuro sem dívidas.

Quem deve se concentrar em pagar a dívida do cartão de crédito?

A resposta é “absolutamente todo mundo que a possui”. Aproximadamente metade das famílias brasileiras acumulam dívidas no cartão de crédito mês a mês, sobretudo porque não conseguem pagar o saldo total, por este motivo os juros caros continuam aumentando, dificultando o pagamento.

Se você é uma das pessoas, que conseguem quitar a totalidade da fatura a cada data de vencimento, ou se esforça para quitar o valor mínimo que deve, saiba que aprender a administrar suas dívidas, pode atenuar uma imensa quantidade de estresse e impactar positivamente o futuro financeiro de sua família.

Embora seja verídico que a pluralidade das pessoas não gosta de diminuir gastos, essas compras diárias de conveniência podem aumentar apressadamente. Se o seu desejo matinal tomar café custa R$5,00 em uma lanchonete ou restaurante, todos os dias, considere investir em uma máquina de café com preços moderados. Você ficará surpreso com o quanto pode economizar em um mês monitorando essas compras de conveniência. Porém, reduzir o café diário para uma ou duas vezes por semana não é a única maneira de economizar. Muitas vezes, as pessoas se inscrevem para testes gratuitos de serviços pagos, e esquecem de cancelar. Em seguida, você termina com uma assinatura no rascunho automático que você deseja cancelar, mas nunca consegue. Verifique os serviços de entretenimento que utiliza, decida quais você efetivamente você e sua família usufruem. Em seguida, cancele os que não tem tanta utilidade.

Essas economias poderão ser utilizadas pagar as faturas dos seus cartões de crédito, porque é um dinheiro que você gastaria de qualquer forma. Considere negociar suas taxas de juros. Ligar para seus credores para perguntar sobre taxas de juros potencialmente mais baixas é uma das etapas mais fáceis que você pode seguir para pagar rapidamente o saldo do cartão de crédito. Negociar sua taxa de juros não tem impacto na sua pontuação de crédito, portanto, pedir uma taxa melhor é basicamente livre de riscos. 

Anote as taxas de juros para todos os seus cartões de crédito 

Seu objetivo é pagar os cartões com as taxas mais altas primeiro, então esses são os cartões que você deseja negociar primeiro.

Prepare uma lista para cada cartão

Use essa lista como um conjunto de pontos de discussão durante sua chamada de negociação. Inclua itens como seu histórico de pagamento, se você costuma fazer mais do que o pagamento mínimo e sua pontuação de crédito.

Os credores preferem ter clientes que demonstram que são capazes de realizar pagamentos consistentes. Afinal, eles querem que você continue usando o cartão deles, portanto, fornecer uma redução temporária no interesse é… bem, no melhor interesse deles.

Apenas certifique-se de vir para a mesa armado com fatos e estatísticas que apoiam seu caso. Compre ao redor o que outros credores estão oferecendo, bem como qual é a média nacional dos tipos de cartões que você possui.

Pague mais que o mínimo e pague mais de uma vez por mês

Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, mas nos ouça. Se possível, tente fazer um pagamento parcial mais de uma vez por mês (até duas vezes é considerado benéfico). Aqui está o porquê:

Os juros acumulados não são determinados pelo valor que você deve quando seu ciclo de faturamento termina ou quando sua data de vencimento é lançada. É baseado no saldo médio que você carrega diariamente.