Vantagens e desvantagens de alugar um carro

A escolha de alugar um veículo em vez de comprá-lo, se resume principalmente às prioridades que você tem pra sua vida, e suas condições financeiras. É importante salientar que antes de escolher qual caminho irá trilhar, é fundamental conhecer quais são as principais diferenças entre o aluguel e a compra de um veículo. Confira!

Noções básicas do aluguel de carros

Quando você aluga um veículo, você o aluga basicamente das locadoras por um determinado período de tempo. Geralmente são 36 ou 48 meses. Após o término do período de locação, você tem a opção de devolver o veículo a locadora ou comprá-lo por um valor predeterminado, definido no contrato de locação.

Isso é muito diferente de comprar um carro. Comprá-lo imediatamente significa que você o possui após o pagamento do financiamento.

Pagamentos de locação

Os pagamentos de locação são geralmente inferiores aos pagamentos mensais de um veículo novo. Os pagamentos mensais de empréstimos para carros são calculados com base no preço de venda, na taxa de juros e no número de meses necessários para reembolsar o empréstimo. 

Vantagens e desvantagens de alugar um carro

A principal desvantagem é que você não adquire nenhum patrimônio no veículo. É um pouco como alugar um apartamento. Você faz pagamentos mensais, mas não tem direito de propriedade sobre a propriedade quando o contrato expirar. Nesse caso, significa que você não pode vender ou trocar o carro para reduzir o custo do seu próximo veículo. No entanto, também existem vantagens em alugar um carro. Elas incluem: 

  • Pagamentos mensais mais baixos;
  • Geralmente, o pagamento mensal é consideravelmente menor do que seria para um financiamento

Um carro novo a cada poucos anos

Para muitas pessoas, não há nada como a sensação de se afastar em um passeio totalmente novo. Se você é um deles, o aluguel de veículos pode ser o caminho a percorrer. Quando o contrato terminar dentro de alguns anos, você poderá devolvê-lo e adquirir seu próximo carro novo.

Manutenção sem preocupações

Boa parte dos carros novos possuem garantia que duram cerca de três anos. Portanto, quando você faz um contrato de três anos, a maioria dos reparos deve ser coberta. Os acordos de aluguel eliminam amplamente os riscos de uma despesa imprevista significativa.

Sem preocupações de revenda

Você é o tipo de pessoa que odeia pechinchar? Nesse caso, você provavelmente odeia a ideia de vender seu carro usado para uma concessionária ou comprador particular. Com um contrato de locação, você simplesmente devolve o carro. A única coisa com a qual você deve se preocupar é pagar as taxas de final de locação, incluindo as de desgaste anormal ou quilometragem adicional no veículo.

Maximizando deduções fiscais

Se você usar seu carro para fins comerciais, um contrato de arrendamento geralmente oferecerá mais baixas fiscais do que um empréstimo. Isso ocorre porque o IRS permite deduzir a depreciação e os custos de financiamento que fazem parte de cada pagamento mensal. Se você estiver alugando um automóvel de luxo, o valor que pode ser amortizado pode ser limitado.

Considerações a longo prazo

Se você está pensando no impacto financeiro de longo prazo, os arrendamentos parecem menos atraentes. Como você não constrói patrimônio e precisa pagar certas taxas que não vêm com um empréstimo, incluindo uma taxa de aquisição (também chamada de taxa de iniciação de arrendamento), os especialistas dizem que geralmente é mais barato comprar um carro e segurá-lo por Assim que possível.

Os aluguéis também oferecem menos flexibilidade do que comprar. O contrato desencoraja qualquer personalização. De fato, a empresa financeira pode exigir que você reverta todas as modificações antes de devolvê-la, o que pode ser uma dor e uma despesa extra.

Além disso, se o carro for atingido em um acidente antes do final do seu contrato de locação, você poderá ser responsabilizado por alguns custos não cobertos pelo seu seguro de carro, a menos que o contrato inclua um seguro de falha no carro. Esse tipo de seguro cobre todos os custos que possam ser necessários antes que o contrato expire, mesmo que o carro seja sucateado.