Wast Water: o lago mais profundo da Inglaterra

A região dos lagos ingleses foi escavada em montanhas de granito por poderosas geleiras durante a última Era Glacial. Dez mil anos atrás, as geleiras se afastaram e as águas do degelo se acumularam em uma cavidade de 79m, criando Wast Water, o lago mais profundo da Inglaterra.

Situado no vale Wasdale, o lago é um local remoto e acidentado, cercado de montanhas, dentre as quais o pico Scaffel, a montanha mais alta da Inglaterra, e a magnífica Great Gable, com seu cume rochoso inigualável, conhecido como Napes Needle. Um paredão de cascalho de 550m se inclina desde 111- gill Head até as águas escuras do fundo do lago.

Com uma média anual de 3.000mm de chuvas, é um dos locais mais úmidos da Grã-Bretanha. Na cabeceira do lago se situa a pequena vila de Wasdale Head, outrora um dos locais favoritos de Walter Haskett Smith, o “pai do alpinismo britânico”. Foi ele quem popularizou o esporte ao escalar Great Gable e Napes Needle, em 1886. Repetiu as escaladas muito tempo depois, aos 76 anos, para um público de 300 alpinistas.

 AS ROACHES

As Roaches formam uma escarpa de arenito grosso com rochas de formatos incomuns que delimitam a sudoeste o Parque Nacional Peak Dístrict. A Era Glacial e milhares de anos de exposição aos elementos da natureza desgastaram as áridas rochas, criando um conjunto fantástico e chamativo.

As Roaches se situam entre Leek, em Staffordshire, e Buxton, em Derbyshire. São duas escarpas ligadas por um lance de degraus de pedra, criadas há 350 milhões de anos, quando águas neríticas facilitaram o depósito de areia e arenito grosso sobre um recife de coral que antes cobria a área.

Os sedimentos foram comprimidos com o tempo e se transformaram em rochas sem falhas – ideais para canteiros, que podem trabalhá-las em qualquer direção, e para alpinistas, que sabem que a rocha é resistente. As Roaches são, aliás, um dos destinos favoritos dos montanhistas na Grã-Bretanha, com mais de 100 percursos possíveis.

Um pequeno abrigo para alpinistas foi escavado no penhasco mais baixo. As Roaches estão em uma posição privilegiada, com vistas soberbas de Cheshire Plain e do Peak District. A charneca circundante é um excelente local para passeio.

Deixe um comentário