Conheça Bowder Stone e a Cachoeira High Force, na Inglaterra

Bowder Stone parece uma casa equilibrada sobre um dos cantos. Apesar de discordarem sobre sua origem, os geólogos concordam que a colossal Bowder Stone de Borrowdale, no condado de Cúmbria, seja o maior bloco de pedra única do mundo e, possivelmente, um dos mais antigos. Durante a Era Glacial, gigantescas geleiras colidiram e se arrastaram pela paisagem britânica, deixando vestígios desse trajeto, como os vales em forma de U- o de Borrowdale, na região dos lagos, é um exemplo.

Assentada em sua estreita base, Bowder Stone é um enorme aglomerado de lava de antes do Período Ordovidano que se localiza sob as encostas de King’s How, entre as vilas de Grange e Rothswaite. Uma geleira pode tê-la trazido da Escócia e depositado em seu lugar atual. “Essas rochas são conhecidas como ‘erráticas”, porque têm a mesma origem que as geleiras e geralmente não correspondem à geologia local.

Outra explicação plausível é que a pedra tenha caído de Bowder Crag depois de uma avalanche no fim da última glaciação – entre 13.500 e 10 mil anos atrás. Os visitantes podem subir nessa rocha gigantesca por uma escada de madeira.

CACHOEIRA HIGH FORCE

Situada no fim de uma encantadora trilha pelo bosque, High Force é considerada a cachoeira mais alta da Inglaterra. E não há dúvida de que é uma das mais espetaculares e impressionantes do país. Apesar de suas águas se afundarem em uma brecha de apenas 3m nas montanhas, a cachoeira tem uma força surpreendente.

Desde sua nascente, na encosta oriental de Cross FeU, o rio Tees ganha ímpeto e volume até alcançar as escarpas de Great Whin SiU, quando cascateia sobre uma falha nessa intru- são de basalto e se precipita com violência por 2 lm até a lagoa abako. Sua aparência é mais notável no outono e no inverno, quando o som emitido pela cachoeira pode ser ensurdecedor.

A cachoeira pode ser vista da trilha de Pennie Way, um bonito caminho no bosque com diversas paradas de repouso ao longo do percurso. Também pode ser admirada de seu sopé. O local é muito apreciado por praticantes de canoagem, que descem 3,5 km de rio a partir de lá. A floresta na margem sul do rio faz parte da Reserva Natural Nacional de Moor House- Upper Teesdale, que preserva a maior área de zimbros da Inglaterra.

Deixe um comentário