Conheça o Parque Nacional Dartmoor, com marcos espetaculares e maravilhosas paisagens

A desolada beleza do Parque Nacional Dartmoor, em Devon, inspirou artistas e escritores. Mais notoriamente, talvez, Sir Arthur Conan Doyle, em O cão dos Baskervilles, uma aventura de Sherlock Holmes ambientada na charneca. A maior parte do terreno hoje é propriedade privada, mas isso não impede o acesso à maioria dos pontos de interesse.

Hay Tor é um dos mais de 160 afloramentos de granito do parque, marcos espetaculares com maravilhosas paisagens ao redor. Hay Tor antigamente oferecia uma vista panorâmica da área de onde pedras haviam sido extraídas para a construção da ponte de Londres.

Pôneis de Dartmoor, que perambulam soltos, são muito dóceis e são vistos com frequência. A área também tem abundância de sítios arqueológicos. Há numerosos megálitos pré-históricos, incluindo raros alinhamentos de pedra em Merrivale, e também vestígios de povoados da Era do Bronze em Grimspound e em Hound Tor.

ENSEADA DE LULWORTH, INGLATERRA

As incríveis formações rochosas e a estonteante paisagem ao redor da enseada de Lulworth atraem visitantes de todas as partes do mundo. A enseada em forma de ostra foi criada ao longo de milhares de anos pelo choque do mar contra os penhascos de Purbeck e de Portland, desgastando o barro e o calcário mais macios. Em um lado da enseada, as camadas rochosas de Middle e Upper Purbeck foram contorcidas e dobradas, formando as chamadas “Lulworth Crumples”.

Hoje, a enseada de Lulworth forma um porto natural no extremo leste da chamada “costa jurássica’. Margeando a enseada está a trilha costeira de Dorset e, no caminho entre Ringstead e Lulworth, se situa o Burnmg Cliff (“ penhasco Ardente”), onde o xisto betuminoso do chão realmente ardeu durante vários anos.

Em Bacon Hole, a leste, há uma floresta petrificada, uma das mais importantes do mundo, com árvores coníferas remanescentes dos períodos Jurássico e Cretáceo enraizadas em um paleossolo (solo antigo) conhecido como Great Dirt Bed (“Grande Cama de Terra’). Lulworth fica cerca de 30km a leste deWeymouth.

Deixe um comentário