Como receber aposentadoria com LOAS e BPC: Será que quem nunca contribuiu, tem direito?

É comum que surja dúvidas com relação a aposentadoria.  Geralmente as pessoas perguntam quais são os tipos de aposentadoria que existem e quais são os critérios de exigência para poder dar entrada no processo. Mas a maior e real dúvida da maioria dos interessados no assunto é se existe aposentadoria para pessoas que nunca contribuíram para o INSS.

A resposta para essas pessoas que nunca realizaram contribuição para o INSS, mas desejam se aposentar é SIM, existe uma aposentadoria pra você. E como você deve fazer para se aposentar e receber esse auxílio do governo nós explicamos abaixo, então dica com a gente.

Provavelmente você já deve saber que atualmente não existe a possibilidade de requerer qualquer espécie de aposentadoria pelo INSS, já que esse benefício requer contribuição mínima para aposentadoria por idade de 180 parcelas 15 anos.

Mas  você também não está  desamparado pois existe o Benefício do BPC, que é nada mais que um  Benefício de Prestação Continuada conhecido também pela sigla BPCLOAS. Ele serve para amparar o idoso que estejam em situação de risco e desamparados. Para que você tenha direito a esse benefício, há necessidade do preenchimentos dos seguintes requisitos:

  • Ter uma Idade mínima de 65 anos para homem e mulher;
  • Possuir renda mensal familiar, que dividida entre todos os membros da família gere um resultado inferior a ¼ de salário mínimo.
  • Não é permitido que o idoso receba nenhum benefício previdenciário, como pensão por morte, ou de outro regime de previdência.

E quanto o beneficiário recebe com essa aposentadoria?  O valor do benefício assistencial ao idoso corresponde vai ser equivalente a salário um mínimo mensal. Importante lembrar que esse benefício assistencial não dá direito ao 13.º salário, nem gera no caso de falecimento do titular, pensão aos seus dependentes.

Deixe um comentário