Como se aposentar com LOAS e BPC

Quanto o assunto é aposentadoria, surgem vários questionamentos. Muitas pessoas perguntam se há mais de um tipo de aposentadoria, quais os requisitos e quanto anos é necessário para solicitá-la. A pergunta que os brasileiros questionam é: existe aposentadoria para quem nunca contribuiu para a previdência? Vamos conferir!

O que é o BPC? É aposentadoria? Qual a diferença?

Embora a pergunta pareça ser simples, não é! Muitas pessoas confundem o BPC com a aposentadoria. Por isso, que é de extrema importância que o cidadão tenha conhecimento para que possa diferenciar aposentadoria de benefícios pagos pelo INSS.

O que é aposentadoria?

A aposentadoria é uma espécie de remuneração que o usuário tem direito após concluir os requisitos mínimos referente a sua profissão. É normal encontrar colaboradores que encerraram suas atividades ao se aposentar. Ou seja, aposentadoria é o tempo crucial em que o contribuinte vai descansar ou curtir, sendo que esse período é pago pela previdência social. Vale ressaltar, que o contribuinte pode continuar executando suas atividades a depender de cada caso. 

Ela (aposentadoria) é um mecanismo que ampara pessoas que não tem mais condições de atuar em suas atividades profissionais, obtendo a total responsabilidade de proteger o cidadão da vulnerabilidade social.

O objetivo principal da Previdência Social é garantir que o trabalhador participe do programa de segurança pública prevenindo-os de riscos financeiros. Essa participação é obrigatória para todos os trabalhadores. O Ministério da Previdência Social é o total administrador do programa através de uma autarquia designada ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social

O que é LOAS e BPC?

A LOAS e BPC tratam-se de um Amparo de Assistência ao Idoso, conhecido popularmente como BPC – Benefício de Prestação Continuada, sendo o recurso instituído pela LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, por sua intenção, não é pago pelo INSS, mas sim pelo Ministério da Assistência Social.

O BPC é um recurso fundamental que ajuda idosos com idade igual ou acima de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Em outras palavras, o benefício é direcionado a pessoas que não tiveram oportunidade de contribuir para a previdência.

Caso esteja na casa dos 65 anos ou possui algum familiar com deficiência ou demais características, saiba que tem direito ao benefício.

Deixe um comentário