Calçada dos Gigantes: um lugar cheio de história, mistérios e lendas

Na costa do condado de Antrim, no norte da Irlanda, as colunas hexagonais da Calçada dos Gigantes parecem ruínas de um antigo monumento feito pelo homem, mas são totalmente naturais. Há cerca de 60 milhões de anos, quando a Europa e a América começaram a se separar, atividades vulcânicas acompanharam a fratura. Lava basáltica escorreu sobre o que hoje são a Irlanda do Norte e a Escócia, formando o maior platô de basalto da Europa.


O basalto esfriou e se contraiu (processo que determinou o tamanho do cristal). Desde então, os cristais foram fragmentados pela Era Glacial e desgastados pelo oceano Atlântico. Cada coluna atualmente tem até 2m de altura e é composta por Pilhas de 38 a 50 cm de espessura de “tabletes” de basalto.

O gelo e a água erodiram as partes mais fracas entre os tabletes, e eventos vulcânicos ocorreram em vários pontos, originando a formação de rocha escalonada que vemos hoje e que se assemelha a um lance de escadas que leva até o mar.

As enseadas de Port  Noffer e Port Reostan, nas redondezas, têm suas próprias características e merecem uma visita.


PARQUE NACIONAL DE BRECON

Parque Nacional Brecon Beacons foi criado em 1957 e possui algumas das for- mações em terreno elevado mais espetaculares da Grã-Bretanha. No centro do parque há uma cadeia de colinas chamada Brecon Beacons, que inclui Pen y Fan, a montanha mais alta do sul do País de Gales. O parque se estende por 80km, de Llandeilo, a oeste, a Hay-on- Wye, a leste, congregando populares atrações turísticas, como as cadeias montanhosas Black Mountaín e Fforest Fawr.

Boa parte do parque é composta de arenito vermelho, e sua inconfundível pedra róseo avermelhada pode ser vista em muitos prédios antigos a leste da região. No extremo oeste, o arenito dá lugar ao calcário carbonífero, com suas cavernas e cachoeiras, formações típicas desse tipo de rocha.

As colinas Brecon Beacons receberam seu nome da cidade galesa de Brecon e da antiga prática de acender luzeiros (beacons) nas montanhas para alertar sobre ataques ingleses. Hoje em dia as colinas atraem muitos montanhistas. Os cumes de Pen y Fan, Com Du e Cribyn formam uma bela trilha conhecida como Beacons Horseshoe.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *